Cidades Santarém

Arcebispo de Santarém recebe vestimenta abençoada pelo papa Francisco

Pálio, que representa ministério à frente da igreja metropolitana, será entregue em breve.

30/06/2020 08h01 Atualizada há 5 dias
Por: RB1Notícias Fonte: O Liberal
Além de Dom Irineu, mais três arcebispos tiveram o pálio abençoado pelo Papa Francisco. | Foto: Reprodução / CNBB
Além de Dom Irineu, mais três arcebispos tiveram o pálio abençoado pelo Papa Francisco. | Foto: Reprodução / CNBB

Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano de Santarém, no Oeste do Pará, receberá em breve seu pálio (vestimenta simbólica da missão evangelizadora da Igreja Católica), insígnia essa já abençoada pelo papa Francisco no domingo (28), Dia de São Pedro e São Paulo e Dia do Papa. Além dom Irineu, mais três arcebispos brasileiros tiveram seus pálios abençoados pelo papa: cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA); dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Vitória da Conquista (BA), e dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM).

 Enquete para escolha das datas do Enem 2020 encerra nesta terça; veja passo a passo para votar

O pálio é uma espécie de colarinho feito de lã branca com seis cruzes, que representa o ministério do arcebispo à frente da Igreja metropolitana, como destaca a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ainda nesta terça-feira (30), às 9 horas, dom Irineu Roman concederá entrevista à Imprensa para informar sobre a retomada das celebrações litúrgicas nas paróquias da Arquidiocese de Santarém.

Pálio

De acordo com a CNBB, o pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Assim,o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

Originalmente o pálio era o manto usado pelos filósofos e, na arte paleocristã, eram pintados neste “manto” Jesus e os apóstolos. Esta prática foi posteriormente adotada também pela Igreja Cristã, com um uso semelhante ao do omoforion (uma tira de pano), muito mais larga que o pálio, atualmente usada pelos bispos ortodoxos e pelos bispos católicos orientais de rito bizantino.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 20h25 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
6 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.