Saúde Comportamento

A importância do brincar em tempos de Covid-19

Terapeuta ocupacional do Hospital Regional Público da Transamazônica dá dicas e orientações aos pais.

26/06/2020 22h57
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação, RB1. Com informações da Ascom do HRPT.
Pai e filha brincando - HRPT
Pai e filha brincando - HRPT

Com a pandemia da Covid-19, órgãos de saúde do mundo todo têm recomendado o distanciamento social e isolamento para todos aqueles que podem ficar em casa. Desde então, pais e filhos têm ficado mais tempo juntos, mas, com o passar dos meses, as opções de distração para os pequenos ficam cada vez mais escassas.

• 51º BIS promove apresentação musical no Hospital Regional da Transamazônica

Neste sentido, a terapeuta ocupacional do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, Rafaela Rizzi, dá sugestões para os momentos de diversão em família.

Segundo a profissional, o brincar faz parte da rotina das crianças e é considerado um dos principais desempenhos ocupacionais durante a infância. “É uma atividade completa, que vai desenvolver as habilidades cognitivas, sociais, de autocuidado e as funções motoras”, explica.

A rotina de crianças e adultos têm passado por mudanças neste período, e as famílias precisam se adaptar ao novo. De acordo com a terapeuta, é importante que os adultos entendam que as crianças precisam brincar, e que essa ação contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor delas. Além disso, Rafaela reforça a importância da participação dos adultos. “Os adultos podem usar a criativa e habilidades, para explorar melhor as atividades”, orienta Rafaela.

Pais também precisam brincar

Segundo a profissional, os pais precisam entender a necessidade de participarem do processo de brincar. “Os pais, familiares e até mesmo as crianças maiores acham que os pequenos precisam brincar sozinhos, mas não pode ser assim. É de suma importância a participação de todos, porque dessa forma é possível acompanhar o desenvolvimento do filho”, afirma a terapeuta.

A terapeuta dá dicas de brincadeiras que podem ser feitas em casa. “Com a rotina diferenciada, os adultos precisam ter um olhar mais sensível do quanto é importante participar e incentivar esses momentos recreativos”, finaliza.

Dicas de brincadeiras

  • Pintura com pincel ou utilizando as próprias mãos;
  • Colar grãos, algodão e palitos;
  • Massa de modelar;
  • Jogos de videogame com movimentos;
  • Peteca;
  • Amarelinha;
  • Brincadeira de roda;
  • Tiro ao alvo.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 20h25 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
6 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.