Cidades Altamira

Comerciantes de Altamira saem as ruas para pedir a reabertura do comércio

Eles também exigiam a abertura urgente do hospital de campanha no município, que já está pronto, mas sem previsão de funcionamento.

23/06/2020 16h19
Por: RB1Notícias Fonte: Wilson Soares
FOTO: Wilson Soares
FOTO: Wilson Soares

Um grupo de comerciantes de Altamira, no sudoeste do Pará, fez uma manifestação na manhã desta terça-feira, 23, para pedir a reabertura do comércio local, que está há mais de 90 dias parcialmente fechado devido os decretos para conter o coronavírus. Eles também exigiam a abertura urgente do hospital de campanha no município, que já está pronto, mas sem previsão de funcionamento. 

A manifestação, convocada por redes sociais, começou por volta das 8h na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Dezenas de carros e motos percorreram as principais ruas do comércio fazendo um buzinaço. Alguns carros de som também tocavam o hino nacional. Vários motoristas levaram bandeiras do Brasil e cartazes, pedido mais leitos de UTIs. “O trabalho não mata, falta de UTI sim”, dizia um dos cartazes.

A manifestação terminou em frente à sede da prefeitura de Altamira, com mais cobranças ao Executivo Municipal. Durante o manifesto, o motorista de um carro de som e o veículo foram encaminhados à delegacia pela polícia Militar. Segundo os policiais, o veículo apreendido desobedeceu ao que determinada o decreto estadual de nº 800. Já na delegacia, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, e foi liberado.

As atividades não essenciais em Altamira já estão fechadas há mais de três meses, e um dos principais motivos tem sido a falta de estrutura hospitalar no município, que hoje só conta com o Hospital Geral de Altamira e o Hospital Regional da Transamazônica para atender aos casos de Covid-19. 

Durante esse período vários decretos municipais já foram emitidos, porém praticamente nada tem sido feito para resolver a situação dos comerciantes e da saúde pública. 

Um hospital de campanha com 50 leitos clínicos e 10 de UTIs está montado em Altamira, mas o mesmo não tem data para começar o atendimento aos pacientes, por falta de entendimento entre o prefeito do município, Domingos Juvenil e o governador do Estado, Helder Barbalho, ambos do mesmo partido.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 21h46 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
8.4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.