Saúde RB1 AJUDA

Saiba como ter acesso ao Boletim Médico Online disponibilizado pelo Hospital de Campanha de Santarém

O Boletim também é uma forma de proteção aos familiares, pois ir até o Hospital pode ter risco de contaminação.

16/06/2020 10h00 Atualizada há 4 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação, RB1
Saiba como ter acesso ao Boletim Médico Online disponibilizado pelo Hospital de Campanha de Santarém

Profissionais do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) pedem aos familiares dos pacientes que estão em tratamento na Unidade para que fiquem em casa e utilizem a ferramenta de Boletim Médico Online. O serviço já está em funcionamento há um mês e consiste na disponibilização das informações dos pacientes pela internet. 

Cada família pode acessar ao site https://hcampdesantarem.org.br/boletim-medico/ e, com a senha recebida no momento da internação do familiar, fazer o login e visualizar as informações do quadro clínico do paciente. Tais informações são repassadas pelo médico responsável e disponibilizadas no endereço online pela equipe psicossocial.

" Não há um horário específico para essa atualização, pois trabalhamos com uma alta demanda. O sistema será alimentado quando o médico encerrar o atendimento dos pacientes internados, diariamente", explicou a psicóloga da Unidade, Patrícia Mesquita.

Segurança e transparência

Para o Superintendente Regional do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Organização Social que administra a Unidade, Silvério Cardoso, a plataforma foi pensada para trazer mais segurança para os familiares dos pacientes, sem negligenciar a transparência.

“Nós sabemos que a família fica aflita, mas essa aflição não pode sobrepor a proteção dos familiares. Neste momento é necessário que quem puder, fique em casa”, destacou.

No endereço https://hcampdesantarem.org.br/boletim-medico/ e com a senha em mãos, basta clicar na caixa “Acompanhante/Familiar” e adicionar a senha de acesso. Após realizar o login, aparecerá a opção “Visualizar Boletim”. Clicando neste botão será possível visualizar a atualização. O histórico dos boletins dos dias anteriores também ficam armazenados e disponíveis para visualização.

Transferências e casos sensíveis

O infectologista, João Assy, que faz parte da direção técnica da Unidade, explica que há algumas exceções sobre as informações disponibilizadas no Boletim Médico Online. Por exemplo, caso haja necessidade de transferência do paciente entre setores ou hospitais, esta informação será dada via ligação telefônica. 

Além disso, João destaca que os pacientes com quadro de alta complexidade não tem os boletins lançados no sistema disponibilizado para a família, pois trata-se de informação sensível. Nesses casos, em respeito ao critério de humanização, as informações também são fornecidas por telefone. “Para os pacientes internados em leitos de estabilização, as informações são repassadas pelo psicossocial uma vez ao dia por meio de ligação telefônica, após o repasse das informações do médico plantonista sobre o quadro, enfatizou.

Proteção de todos

O HCS é uma Unidade porta-fechada e é um local de risco de contágio, pois atende exclusivamente pacientes com sintomas ou confirmação de COVID-19. O acesso só é permitido aos profissionais que atuam dentro do Hospital. Esses, utilizam toda a paramentação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Afinal, eles estão na linha de frente no combate à doença. 

A Coordenadora de Enfermagem do HCS, Alcenir Lima, explica que o risco de infecção dos familiares que vão até o Hospital é maior do que em outro lugar.

"A ferramenta é também uma medida de proteção. A família fica angustiada, acaba vindo até o Hospital e se colocando em risco. Então, é necessário que haja a colaboração por parte da família. É mais seguro receber as informações de casa através da ferramenta online”, enfatizou.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para receber as principais notícias do Portal RB1 no Whatsapp.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Sobre Boletins - Hospital de Campanha de Santarém
Todas as atualizações de Boletins de atendimento no Hospital de Campanha de Santarém.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 05h33 - Fonte: Climatempo
23°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

23° Sensação
2 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.