Novo Coronavírus Indígena Warao

Indígena Warao morre com suspeita da Covid-19 e MPF recomenda ações urgentes em Santarém

Caso da morte está sendo investigado, e vários outros indígenas que apresentam sintomas gripais estão sendo acompanhados.

22/05/2020 18h16
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Foto: PMS/Arquivo
Foto: PMS/Arquivo

A morte de um indígena venezuelano Warao está sendo investigada em Santarém, no oeste do Pará, como suspeita de morte pela Covid-19. O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação à prefeitura na quarta-feira (20) para a adoção de providências urgentes que evitem a propagação do novo coronavírus entre os indígenas refugiados no município.

Em Santarém, onde o lockdown (bloqueio total) começou na terça-feira (19) como medida radical para frear a escalada da pandemia, um Warao já morreu com a suspeita da doença, e vários outros apresentam sintomas gripais. Cerca de 150 indígenas Warao vivem em abrigo no município.

O MPF alerta para a necessidade de que seja providenciado o isolamento urgente dos indígenas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, seja no próprio abrigo ou em outro espaço.

Também devem ser obedecidas as normas sanitárias e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social devem acompanhar os indígenas durante a quarentena.

Protocolos e equipamentos

É preciso que o município implemente os protocolos de saúde para o monitoramento e tratamento dos casos suspeitos ou confirmados, e tome todas as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus entre os Warao, tendo em vista que eles são do grupo de risco por terem condições imunológicas específicas.

A Prefeitura de Santarém deverá, ainda, fornecer os equipamentos de proteção para os servidores públicos responsáveis pelo atendimento, conforme a recomendação.

Assim que receber o documento o município terá 48 horas para apresentar resposta. Se a resposta não for enviada ou for considerada insatisfatória, o MPF pode adotar providências que considerar cabíveis, incluindo o ajuizamento de ação.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 19h01 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 29°

25° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias