Cidades No Rio Amazonas

Filhote de peixe-boi é resgatado em beira de rio em Santarém

Animal foi encontrado na comunidade Calvário, que faz limite com o munícipio de Monte Alegre. O filhote estava sem a presença da mãe.

21/05/2020 13h37 Atualizada há 3 dias
Por: Moisés Barros Fonte: Da redação, com informações O Liberal
Agentes da Semma resgatam filhote de peixe-boi em comunidade de Santarém. | Foto: Ascom Semma/Divulgação
Agentes da Semma resgatam filhote de peixe-boi em comunidade de Santarém. | Foto: Ascom Semma/Divulgação

Uma filhote de peixe-boi foi resgatado, nesta quarta-feira (20), por agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma). O animal foi encontrado na comunidade ribeirinha Calvário, às margens do rio Amazonas. Fica no limite entre Santarém os municípios de Santarém e Monte Alegre. A bichinha estava só. Não há como saber em que ponto se perdeu da mãe.

"Recebemos a ligação dos comunitários no final da tarde de terça-feira (19). A equipe se deslocou esta manhã e realizou a captura da espécie", informou o chefe de fiscalização da Semma, Arlen Lemos. O exemplar foi encaminhado ao zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama), onde recebe os cuidados veterinários. É uma fêmea, com 99 cm de comprimento e 16,2 kg.

Pela Lei Federal de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998), matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 5 Mil por unidade de animal flagrado com o criminoso.

Quem fizer o flagrante, deve registrar o criminoso ambiental no momento da infração ambiental com fotos ou vídeos, assim como identificar nomes, endereço e encaminhar a denúncia aos órgãos competentes. É a partir da denúncia que qualquer um dos órgãos responsáveis poderá tomar as providências cabíveis. No ato do registro, diretamente às instituições, que o cidadão prestará o máximo de informações para se chegar aos responsáveis pelo crime.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 01h29 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
2.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias