Saúde No Regional

Máscaras de mergulho são utilizadas no tratamento da Covid-19 no Hospital Regional de Santarém

Método não invasivo auxilia no tratamento, evitando a necessidade de intubação de pacientes com o novo coronavírus.

20/05/2020 17h56 Atualizada há 4 dias
Por: RB1Notícias Fonte: ASCOM HRBA
(Foto: Divulgação/Ascom HRBA
(Foto: Divulgação/Ascom HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, iniciou uma experiência inovadora: o tratamento respiratório de pacientes com a Covid-19 por meio da utilização de máscaras de mergulho, adaptadas para encaixarem em respiradores. A ideia surgiu na Itália e começou a ser desenvolvida no Brasil, após doações de máscaras feitas pela empresa Decathlon.

O Hospital foi uma das unidades da região Amazônica contempladas com a doação das máscaras de mergulho, que foi articulada pelas ONGs Expedicionários da Saúde, Projeto Saúde e Alegria e Motirô.

Leia Também: Ministério da Educação adia o Enem 2020

Os dispositivos foram adaptados para serem usados por pacientes que tem síndrome respiratória por Covid-19. Após passarem por testes pela equipe de Fisioterapia do HRBA, os dispositivos apontaram resultados satisfatórios, e já estão sendo utilizadas na unidade desde o último dia 13.

As máscaras são utilizadas em conjunto com um Bipap, aparelho de ventilação não invasiva. O método têm o objetivo de retardar, ou até mesmo evitar, a intubação orotraqueal dos pacientes da Covid-19. O sistema, além de proporcionar aos pacientes melhora dos sintomas, também protege os colaboradores, uma vez que não provoca dispersão de aerossóis contaminados no ar ambiente devido a existência de filtros, ou seja, o ar que passa pela máscara proveniente do Bipap, sai filtrado e descontaminado.

O médico otorrinolaringologista e diretor Técnico do HRBA, Epifnio Pereira, explicou como o dispositivo funciona:

“A inspiração do oxigênio permite que o pulmão passe por uma expansão. Com o Bipap o oxigênio entra nos pulmões com maior pressão e desta forma contribui para melhorar as trocas gasosas dos pacientes. A Covid-19 promove um processo inflamatório no tecido pulmonar que resulta em dificuldade para respirar, e o dispositivo permitirá o alívio deste desconforto respiratório, fazendo com que o paciente diminua, ou não evolua, para a intubação orotraqueal”, afirma.

No momento, as máscaras estão atendendo três pacientes da unidade. Elas são indicadas conforme necessidade do paciente e quadro clínico de cada um. Após uso por 24 horas, elas passam por higienização. O equipamento é de fácil manuseio e pode ser reutilizado por outros pacientes após a higienização.

O diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, agradeceu as doações e ressaltou os ganhos para a população.

“O HRBA, os profissionais e a população do Oeste do Pará agradecem aos Expedicionários da Saúde e o Projeto Saúde alegria pela doação desses dispositivos. Embora tenhamos iniciado esses testes recentemente, estamos bem otimistas com os resultados dessa ferramenta no combate à pandemia do novo coronavírus”.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 00h46 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
2.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias