Política Eleições 2020

Congresso irá debater adiamento de eleição municipal devido ao coronavírus

Será criado um grupo de trabalho ou comissão especial de parlamentares para discutir o assunto, com a participação da Justiça Eleitoral.

19/05/2020 17h29 Atualizada há 5 dias
Por: Moisés Barros Fonte: O Liberal
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta terça-feira que deve ser criado um grupo de trabalho ou comissão especial de parlamentares para discutir, com a participação da Justiça Eleitoral, o adiamento das eleições municipais previstas para outubro.

O senador disse ter se reunido com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira, para conversar sobre a situação, em encontro que também contou com a presença de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.

Leia também: Avião agrícola atinge linhão da Eletronorte e deixa 10 cidades sem internet no Pará

"A gente tem acompanhado, nos últimos dias, essa aflição dos brasileiros em relação a esse problema de saúde pública", disse Alcolumbre. "E a preocupação, naturalmente, com a democracia, com as instituições e com as eleições municipais."

"A gente vai constituir, ma verdade não sei se um grupo de trabalho ou uma comissão especial, formada por deputados e senadores", afirmou o presidente do Congresso, acrescentando que a tarefa do grupo será "conciliar esse calendário".

Maia também comentou o assunto e informou que a intenção é produzir uma saída legislativa que adie as eleições sem que isso implique na prorrogação dos atuais mandatos.

Há preocupação, entre parlamentares, não apenas com a aglomeração de pessoas no dia da votação, mas também com a dificuldade de realização de campanha em um momento de restrição de circulação de pessoas e de isolamento social. As eleições estão marcadas para 4 e 25 de outubro.

Por conta da Covid-19 e de suas implicações, o Congresso já vem adotando medidas como a realização de sessões remotas de votação, e na segunda-feira optou por cancelar o recesso parlamentar que teria início em 17 de julho.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 20h02 - Fonte: Climatempo
25°
Trovoada

Mín. 22° Máx. 29°

25° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias