Cidades ALTAMIRA

Médicos relatam a falta de profissionais, leitos e medicamentos para combater a pandemia na região do Xingu

Entidades altamirenses emitem documento em apoio a carta dos médicos.

16/05/2020 20h43 Atualizada há 5 dias
Por: RB1Notícias Fonte: A Voz do Xingu / Wilson Soares
Imagens de Internet
Imagens de Internet

Vinte e duas entidades altamirenses, entre Associações, Sindicatos, Clube de Serviços Sociais, Câmara de Vereadores e OAB-Altamira, assinaram no último dia 13 de maio, um documento e encaminharam ao Conselho Regional de Medicina do Pará – Ministério Público do Estado – Ministério Público Federal – Secretaria de Estado de Saúde do Pará – Secretária Municipal de Saúde de Altamira – Pró-Saúde e Norte Energia, declarando total apoio a carta aberta que foi assinada por 68 médicos da região do Xingu, no início dessa semana, relatando a falta de profissionais de saúde, leitos e medicamentos para combater a pandemia do novo coronavírus, na região do Xingu.

“As entidades representativas dos mais variados segmentos da sociedade organizada de Altamira e região vem a público perante a Vossa Senhoria para corroborar com o conteúdo e manifestar nosso total e irrestrito apoio quanto as preocupações e as solicitações nela descritas, solicitando que sejam tomadas de forma imediata e urgente todas as providencias e medidas necessárias que a situação crítica requer”, afirma o documento.

Hospital nega denúncias 

A Pro-Saúde, Organização Social que administra o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), negou as denúncias. “Desde o início da pandemia, o HRPT conta com 36 leitos de internação para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados para a covid-19, sendo 16 leitos de UTI e 20 leitos clínicos. Desse total, a taxa de ocupação nesta quinta-feira (14/5) atingiu o índice de 77,7%. Em relação aos insumos e medicamentos, o hospital está com o seu estoque abastecido”, informou em nota.

Casos de covid-19 – De acordo com o último boletim divulgado pela Sespa Altamira, nesta sexta-feira, 15, a região do Xingu tem (380) casos confirmados e já registrou (18) óbitos, vítimas da covid-19.

Capacidade de atendimento – Cerca de 400 mil pessoas dos nove municípios, que compreende a região do Xingu, dependem do Hospital Regional da Transamazônica, o único da região capacitado para atender casos de média e alta complexidade. O hospital que fica em Altamira, está com sua capacidade lotada há mais de 10 dias. Além do Regional o município de Altamira conta apenas com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e com o Hospital Geral de Altamira São Rafael, que são administrados pela prefeitura, porém com capacidade de atender a pacientes apenas com sintomas leves e moderados da doença.

Depois da manifestação pública dos médicos e das constantes cobranças do Conselho Municipal de Saúde, o prefeito Domingos Juvenil (MDB), chegou anunciar essa semana nas redes sociais, que com aval do Governador Helder Barbalho, iniciaria na última quinta-feira, 14 de maio, a construção de um Hospital de Campanha na cidade, mas até agora ainda não começou.

Em nota, a Note Energia informa que todos os equipamentos e materiais que se propôs a disponibilizar à população do entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte foram totalmente adquiridos.

Há, de fato, um grave problema da parte de fornecedores de modo geral, decorrente da intensa demanda frente ao momento atual. Tal dificuldade não afeta apenas a Norte Energia; atrasos de entregas aos Poderes Públicos e empresas solidárias são frequentemente divulgados. Não obstante, a empreendedora de Belo Monte já vem envidando esforços junto a seus fornecedores no sentido de antecipar as datas de entrega dos equipamentos e materiais.

Por fim, a Norte Energia renova a sua absoluta solidariedade com a população do entorno da Usina e reafirma as doações que representam mais de R$ 6 milhões em investimentos para o reforço do combate à pandemia na região, cujos prazos de entrega são apresentados a seguir:

 

Categoria

Itens

Entregue em/
Previsão de entrega

EPIs

Macacões

Entregue

Óculos de Proteção

Entregue

Luvas

Entregue

Toucas Sanfonadas

Entregue

Máscaras PFF2/N95 - 1o lote

Entregue

Máscaras PFF2/N95 - 2o lote

Maio

Máscaras PFF2/N95 - 3o lote

Junho

Aventais Cirúrgicos

Maio

Leitos de UTI

Camas Hospitalares Elétricas

Maio

Respiradores de transporte

Junho

Monitores Multiparamétricos

Junho

Bombas Infusoras

Julho

Respiradores (UTI)

Julho

Convênio - Mão de obra de operação dos leitos de UTI

Junho

Camas hospitalares manuais

Entregue

Testes

Kit de Testes COVID-19 (1º lote)

Entregue

Kit de Testes COVID-19 (2º lote)

Maio

Indígenas

Cestas básicas para Indígenas

Entregue

Combustível apoio Exército

Entregue

Frete Fluvial

Entregue

 

Com estas ações, a Norte Energia demonstra seu compromisso com a região onde está situada a Usina, ao tempo que ressalta que, junto aos seus colaboradores, vem seguindo as recomendações das autoridades de saúde e adotando todos os cuidados para assegurar a geração de energia – serviço essencial e importante contribuição de Belo Monte ao país nesse momento tão complexo que o mundo todo atravessa.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017
Santarém - PA
Atualizado às 20h22 - Fonte: Climatempo
25°
Trovoada

Mín. 22° Máx. 29°

25° Sensação
4 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias