Cidades SEM PASSAGEM

Moradores fazem 'lockdown' improvisado em comunidade de Itaituba para se proteger da covid-19

Os moradores resolveram derrubar a ponte que dá acesso a comunidade, para impedir a entrada de pessoas que, aos finais de semana, lotam o local.

16/05/2020 17h32 Atualizada há 4 meses
Por: RB1Notícias Fonte: Da redação, com informações Portal Giro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em Itaituba, moradores da Comunidade de Barreiras, localizada a 80 km da sede do município, improvisaram uma espécie de 'lockdown' com o intuito de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Eles derrubaram a ponte que dá acesso à comunidade, assim contendo a entrada e saída de pessoas, que, segundo os moradores, aos finais de semana lotam a Comunidade com carros e motos fazendo baderna.

Leia mais: Prefeitura de Santarém decide pelo lockdown; entenda

A comunidade não conta com o apoio da força policial, desta forma, os moradores relatam que resolveram agir por contra própria, afim de ser protegerem do vírus. Outra medida adotada é o controle de embarcações, somente pessoas da própria comunidade podem transitar, obedecendo o distanciamento social e o uso de máscara fácil, que desde do último dia 13 é obrigatório em todo território paraense.  

Uma nova ponte deverá ser reconstruída pelos próprios membros da comunidade, assim que a pandemia acabar.

“Os comunitários estão em desespero por possíveis casos da doença aqui, então optaram por fechar a estrada, os comunitários são responsáveis pelo que foi feito, inclusive pela reconstrução da ponte depois que isso passar”, afirmou um morador da comunidade.

O "Lockdown" é uma expressão em inglês que significa "bloqueio total", no contexto de pandemia. A medida é uma ação mais radical para controlar e limitar a circulação de pessoas.

Leia também: Mandetta diz que Pará será o novo epicentro da da Covid-19 no país; assista

A ação dos moradores, ocorre um dia após o Prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, afirmar que quem deve realizar ações de prevenção e combate à covid-19 nas regiões mais distantes, são os presidentes das comunidades, juntamente com o corpo diretor.

 “Ele (o presidente da comunidade) é o prefeito da comunidade. Eu não tenho condições de fiscalizar todas as comunidades da região. O presidente tem que juntar com a sua diretoria e colocar as ordens. Eles devem decidir quem entra e quem sai”, diz Valmir Clímaco.

Em Itaituba, até na tarde deste sábado, às 17h, dos 83 casos confirmados pela Secretará Municipal de Saúde (SEMSA), nenhum havia sido notificado em Barreiras.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaituba - PA

Itaituba - Pará

Sobre o município
Município brasileiro, situado no coração do Pará. É o décimo quarto município mais populoso do Estado, e um dos principais centros econômicos do oeste paraense. A cidade é considerada de médio porte. Sua população, estimada pelo IBGE em 2017, em 98.523 habitantes. São destaques na economia de Itaituba o setor industrial, a mineração e a Agropecuária.
Santarém - PA
Atualizado às 03h44 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 33°

32° Sensação
13 km/h Vento
89% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.