Cidades Lockdown em Santarém

Comitê de crise vota pela decretação de lockdown em Santarém, no Pará

Sistema público de saúde está entrando em colapso com aumento do número de casos suspeitos e confirmados de covid-19 no município.

16/05/2020 13h11 Atualizada há 1 semana
Por: RB1Notícias Fonte: G1 Santarém
Foto: Sandro Vaughan/TV Tapajós
Foto: Sandro Vaughan/TV Tapajós

O aumento da procura pelos serviços de saúde e a diminuição do número de leitos disponíveis para atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19, aliados ao baixo índice de isolamento social, fizeram o Comitê de Crise tomar a decisão pela decretação de lockdown em Santarém, oeste do Pará, pelo prazo inicial de 10 dias.

A decisão foi tomada na manhã deste sábado (16), durante reunião de emergência na Prefeitura de Santarém e teve todos do Comitê a favor da decretação.

Leia também: Decreto de 'Lockdown' em Santarém é publicado e prevê multa para quem descumprir medidas

O prefeito Nélio Aguiar (DEM) ressaltou que o governador do estado será informado sobre a decisão e deve inserir Santarém no decreto estadual. Os órgãos estaduais devem auxilar nas fiscalizações, pois apenas os serviços essenciais poderão funcionar neste período.

"O sistema de saúde de Santarém já está colapsado, pois há pessoas esperando por leitos de UTI e no Hospital Regional não tem, está tudo lotado. As pessoas devem ter a justificativa para sair de casa e só os serviços essenciais deverão funcionar", disse o prefeito.

O prefeito ressaltou ainda que o decreto deve iniciar na segunda-feira (18) ou terça-feira (19) e que tudo dependerá do retorno do governador.

Neste sábado, há 19 pessoas na fila para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Santarém, e mais três pacientes de Juruti, totalizando 22 pacientes e não há leito disponível no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade de referência para os casos mais graves de covid-19.

De acordo com boletim da UPA 24h, unidade que é porta de entrada para pacientes com suspeita ou confirmados de covid-19 em Santarém, na madrugada deste sábado foram atendidas 52 pessoas com sintomas de coronavírus. Desse total, 37 são novas notificações, os demais já haviam sido notificados.

No isolamento 1, da UPA, há 8 pacientes com quadro delicado. No isolamento 2 e 3, há 20 pessoas internadas. O isolamento pediátrico não tem nenhuma criança em observação.

No período noturno, quatro pacientes foram transferidos para o Hospital de Campanha de Santarém.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 02h45 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias