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Receita Federal lança 'CPF Digital', aplicativo que permite ter o documento no celular

O app também traz ChatBot para tirar as dúvidas e auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020.

15/05/2020 às 09h52
Por: RB1Notícias Fonte: G1
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Foto: Reprodução
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A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (14) o lançamento de um aplicativo com a versão digital do cartão de CPF, chamado de "CPF Digital". Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o programa está disponível para ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Nessa crise do novo coronavírus, o número do documento é uma das exigências para liberação do auxílio emergencial de R$ 600 para a população vulnerável.

O aplicativo "CPF Digital" exibe o cartão do CPF e também envia notificação "push" contendo notícias aos usuários.

Aplicativo CPF Digital, da Receita, na APP Store. | Foto: Reprodução

Por ora, somente quem possui CNH consegue ter acesso ao serviço, já que a etapa inicial do aplicativo é uma identificação biométrica, medida que não se aplica à emissão do CPF. Se você não tem CNH, a mensagem "validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil" aparecerá assim que você tentar prosseguir após ter inserido o número de seu CPF e sua data de nascimento.

Clique aqui para acessar o aplicativo na Google Play.

Clique aqui para acessar o aplicativo na Apple Store.

IRPF 2020

A Receita Federal informou que o aplicativo também traz "ChatBot" (programa que simula uma conversa humana em um chat) para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

Leia também: Confira o calendário da segunda parcela do auxílio emergencial

O Fisco informou que serão esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, sobre o prazo para apresentação, a multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a prioridade é a utilização do "ChatBot" para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus.

"Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros", acrescentou.

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