Saúde Santarém

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) referência em covid-19, tem 15 funcionários com a doença

O HRBA nega a denúncia. Afirma que adota o protocolo de atendimento, recomendado pelo Ministério da Saúde, para casos de profissionais de saúde suspeitos com a covid-19.

13/05/2020 16h46 Atualizada há 2 semanas
Por: RB1Notícias Fonte: Blog Jeso Carneiro
Imagens de Internet
Imagens de Internet

Hospital referência no tratamento de covid-19, o HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), em Santarém (PA), tem 15 funcionários infectados pela doença – e por isso afastados do trabalho. Os números, contabilizados nesta terça-feira (12), são do próprio hospital, que possui no seu quadro de pessoal cerca de 1.400 funcionários.

O HRBA é estadual, com gestão terceirizada entregue à Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar), OS com sede em São Paulo. Funcionários ouvidos, sob condição de anonimato, revelaram que o número de casos, entre suspeitos e infectados, supera a 35. E que o hospital não estaria prestando o devido acompanhamento desde o estágio leve até a confirmação da doença.

“Não existe monitoramento. O hospital simplesmente manda o funcionário infectado ou com suspeita de coronavírus para casa, estabelece o prazo da quarentena e marca o dia do retorno às atividades”, disse um dos denunciantes.

“Nesse período de recuperação em casa, a pessoa doente ou com suspeita da doença é praticamente abandonada pelo hospital”.

Leia Também: Toque de recolher tem horário ampliado em Santarém para reduzir circulação de pessoas

Ministério da Saúde

O HRBA nega a denúncia. Afirma que adota o protocolo de atendimento, recomendado pelo Ministério da Saúde, para casos de profissionais de saúde suspeitos com a covid-19.

“Desse modo, todos os profissionais que apresentam sintomas gripais são imediatamente afastados do trabalho e acolhidos pelo serviço assistencial para realização de exames. Durante o afastamento, o profissional é acompanhado pelo Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho”, explica.

Conforme a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) de Santarém, em boletim epidemiológico nesta terça-feira, o município já soma 223 casos de covid-19, dos quais 17 resultaram em morte. 56 foram recuperados.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA

Santarém - Pará

Sobre o município
Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópole
Santarém - PA
Atualizado às 00h26 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
2.4 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias