Segunda, 16 de Maio de 2022
25°

Muitas nuvens

Santarém - PA

Tecnologia DENUNCIA

Paraense poderá denunciar aglomerações com imagens feitas pelo celular

A ferramenta ainda está em período de teste, mas a expectativa é a de que Segup adquira a tecnologia.

09/05/2020 às 10h18 Atualizada em 09/05/2020 às 16h02
Por: RB1Notícias Fonte: DOL
Compartilhe:
Imagens de Internet
Imagens de Internet

Agora qualquer paraense vai poder fazer denuncia de aglomeração direto para o Centro Integrado de Operações (Ciop), através da câmera de celular. O Sistema Carbyne é uma plataforma em nuvem que usa sistemas de comando e controle inteligente através da rede 3G/4G. Assim é capaz de obter a localização e imagens de vídeo transmitidas pela câmera do celular do próprio denunciante.

Vale lembrar, que nenhum aplicativo precisa ser instalado nos smartphones, e a localização tem precisão de até 10 metros. Lembrando que o CIOp não tem acesso a nenhum outro dado do celular da pessoa que fez a ligação.

Essa ferramenta será utilizada pelo Governo do Estado para combater aglomerações em tempos de coronavírus. A tecnologia israelense permite que atendentes do Ciop e o denunciante estabeleçam contato em tempo real por vídeo, chat e localização GPS.

Leia Também: Mandado judicial põe fim a protesto que bloqueava na Rodovia Transamazônica em Uruará

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), subsidiados pelo CIOp, no período de 7 de abril a 5 de maio, 319 pessoas ligaram para o número 190 e optaram por acessar o novo recurso. Destas, 150 utilizaram o serviço para informar a localização, 43 utilizaram o chat e 142 optaram em enviar informações por meio da câmera do celular. É importante ressaltar que em uma única ligação, o denunciante pode ter utilizado as três opções disponíveis da ferramenta.

Funcionamento

Durante a ocorrência, o atendente do CIOp solicita permissão para obter acesso à câmera do celular do cidadão. Em seguida, um link é enviado por mensagem para o celular e, ao clicar no link e abrir a câmera do aparelho, o denunciante já estará transmitindo ao vivo as imagens da ocorrência para a central do Centro Integrado.

Desta forma, as ocorrências da segurança pública poderão ser verificadas com muito mais precisão e detalhes, além de coibir trotes, reduzindo, ainda, o tempo de despacho das viaturas e custos operacionais.

Leia Também: Órgãos públicos pedem na Justiça que União libere urgente R$ 6 milhões para combate à Covid-19 no Xingu

“Carbyne é uma ferramenta que permite uma nova modalidade no atendimento a quem procura o serviço de urgência e emergência. Quando a pessoa não sabe informar sua localização ou não sabe dar com precisão, ela libera esse acesso e nós conseguimos identificar exatamente onde ela está com margem de erro mínima. Além disso, ela pode transformar o seu celular em uma câmera para que o atendente do CIOp possa verificar realmente se a denúncia que ele está falando é daquela forma e qual a quantidade de efetivo necessário para aquela ação pela imagem que se vê”, informou o titular da Segup, Ualame Machado.

A ferramenta ainda está em período de teste, mas a expectativa é a de que Segup adquira a tecnologia.

“A ferramenta é importantíssima e hoje está sendo muito utilizada no combate ao Covid-19, seja nas denúncias de aglomerações ou estabelecimentos abertos indevidamente, mas ressaltando que pode ser utilizada em qualquer situação atendida pelo Ciop: roubo, furto, por exemplo”, concluiu.

Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.